Fatores que aumentam o consumo de energia do seu ar condicionado
- Lutherm
- 15 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Um dos maiores receios das pessoas quando pensam em adquirir um ar-condicionado é o consumo de energia.
É importante estar atento aos fatores que influenciam no uso do equipamento para evitar surpresas na hora da conta.⠀

Confira algumas coisas que podem impactar no consumo:
• Instalação errada
Não avaliar outros equipamentos eletrônicos no mesmo ambiente, a disposição do móveis ou o número de janelas por exemplo, pode trazer alguns prejuízos na hora da conta.
Outra atenção, é que a condensadora seja instalada em um local externo com boa circulação de ar, sua instação incorreta também faz com que o equipamento fique sobrecarregado.
⠀
• Falta de manutenção
É muito importante efetuar a manutenção periódica do ar-condicionado.
Filtros sujos tendem a prejudicar o funcionamento do aparelho, puxando mais energia.
O ideal é que os cuidados sejam revisados mensalmente ou até mesmo quinzenalmente dependendo da frequência de uso.
Além disso, é necessário que seja feita uma revisão anual com um profissional especializado, para que ele possa analisar outros componentes internos do equipamento.
• Capacidade do aparelho inadequada para o tamanho do ambiente
Escolher as configurações erradas do equipamente, principalmente as unidades de BTU's, utilizadas para avaliar a capacidade de climatização ideal entre aparelho e ambiente, pode acarretar no gasto descontrolado de energia, já que o equipamente acaba trabalhando em excesso para manter a temperatura adequada.
O melhor caminho é consultar um profissional especializado para escolher o aparelho adequado.
• Ligar e desligar o aparelho com frequência
Ativar e desativar o ar-condicionado cada vez que você entra e sai do ambiente num curto espaço de tempo, é outro fator que gasta muito mais energia do que permanecer com o equipamento ligado.
Isso porque cada vez que você liga o ar-condicionado, o sistema precisa repor as perdas térmicas para equilibrar a temperatura novamente.
Uma dica interessante pode ser optar pela tecnologia Inverter, no qual seu sistema de climatização tem a capacidade de controlar a velocidade do compressor, garantindo uma temperatura mais estável.
• Extensões ou adaptadores de energia
É necessário que o aparelho esteja totalmente de acordo com a rede elétrica da sua residência.
Por isso, aconselha-se acompanhamento de um profissional, junto as orientações da sua concessionária de energia, caso seja necessário adaptar o seu sistema elétrico antes da instalação.
Extensões e adapatadores podem prejudicar o funcionamento, causando curto-cirquitos ou a queima do aparelho. Consequentemente levando a perda de garantia do fabricante.
• Temperaturas excessivas (mínima e máxima)
Trabalhar com temperaturas extremas, além de sobrecarregar o desempenho do aparelho e aumentar o consumo de energia, pode fazer muito mal a saúde.
Por isso, existe uma orientação sobre a temperatura de conforto, a qual garante a qualidade do ar, a saúde e o bolso.
• Deixar portas e janelas abertas durante o uso
Manter o ambiente aberto, faz com que o equipamento perca sua eficiência, já que ele acaba sofrendo influência térmica externa. Forçando seu desempenho para atingir uma temperatura que ele não consegue.
Além de ocasionar o aumento significativo na conta de energia, esse processo atambém acarreta no desgaste acelerado do seu equipamento.
Ao utilizar seu aparelho da maneira correta você economiza energia e ainda aumenta o tempo de vida útil, garantindo mais conforto para o seu bolso e o seu ambiente.
Por isso, temos profissionais autamente qualificados para lhe orientar da melhor maneira possível.
Acompanhe outros assuntos em nosso blog. Confira os posts relacionados.⠀
Comments